quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Propaganda de comida para gatos

Pois bem. Depois de muita reflexão sobre o assunto resolvi escrever, aqui, uma das mais relevantes descobertas sobre a publicidade da Era Contemporânea: aquela propaganda de comida para gatos não foi produzida por homens para um público masculino!

Sei que aqueles que não me ouviram falar sobre isso também vão pensar o mesmo que ouvi de todos: "você é muito preconceituoso!" Mas já admito que sou uma pessoa esquisita! Admitir que sou preconceituoso não! O que vão ler a seguir é fruto de muito CONCEITO!

Tudo se deu quando eu estava tranquilamente assistindo telenovela no sofá da sala com minha mulher ao lado. No intervalo comercial, surge aquela propaganda de comida pra gatos ( não vou divulgar o nome da marca por vários motivos, tenho irmão advogado, mas vocês hão de reconhecer a situação).

Imediatamente, ao final da propaganda, disse para minha esposa com um ar de desabafo e revelação: essa propaganda não foi feita pra homens!

A reação dela foi péssima! Disse que eu era um homem preconceituoso, que eu era retrógrado, e que não sabia o que eu queria falando esse tipo de coisa, e que eu era mal visto por causa de minhas idéias etc. Estraguei a noite dela! ( a gente estraga a noite de nossas mulheres com qualquer coisa de qualquer jeito mesmo).

A situação diante de mim naquela peça publicitária é:
"Um homem, aparentemente com seus 40 e poucos anos, está no sofá de sua sala, assistindo a uma partida de futebol. Aparece um gatinho e mia - o nome dele é Tobias. O homem pede para o gato sair da frente. O gato reaparece miando na frente da TV e o indivíduo vai até a cozinha de seu apartamento e enche o pratinho do gato com a comida industrial que fez a campanha."

O que eu vi durante aqueles segundos da propaganda:

1- Um HOMEM macho hetero masculino humano sapiens não tem um gato! A não ser que seja de sua filha, esposa, sogra, mãe, enteada, ou até de seu filho gay! Mas dele? Não pode ser! Homem tem cachorro e olhe lá! E o cachorro é mais um animal assassino do que um bichinho de estimação! Homem só tem cachorro diferente disso quando tem família que o obriga a suportar aquele animal em casa. Pense numa propaganda de comida pra cachorro! Tem familia!
2- O cara que põe o nome do gatinho dele de Tobias só pode estar tentando suprir uma frustração psicológica de ausência de filhos reais! Então trata o bicho como gente! Só falta chamar o gato de Bebê na propaganda!
3- Um HOMEM assistindo futebol sem beber cerveja? Estando sozinho, não ficou só de cuecas ou todo largado de qualquer jeito? Estranho!
4- Qualquer outro já teria dado uma bela porrada no animal na primeira vez em que ficou na frente da TV durante o jogo. Na segunda vez, então, era pra jogar da janela do apartamento!
5- Não há qualquer vestígio ou indício de que aquela figura pseudomasculina, alí, tenha ou poderia ter tido família , ou sequer esposa. Não há aliança no dedo da figura e nem fotos de família na sala ( o que justificaria a presença de um gato com ele em casa!).
6- A cozinha do cara! Toda limpinha! O que é aquilo? Ele é solteiro? Só se justificaria se houvesse indício de empregada gostosa! Cozinha de homem solo é, normalmente, bagunçada.
7 - HOMEM, na concepção Darwiniana, tipo Adão, que veio do barro e do macaco, não dá comidinha industrializada pra gato! Dá resto de comida e/ou peixe morto! Sardinha! E no chão da área de serviço! Quando muito, em cima de um jornal velho!
8 - A trilha sonora de fundo. Uma melodia bonitinha com vozes femininas.
9- A frase de slogan: "Os gatos preferem ... "! A palavra "gatos" ali significa "rapazes lindos e coroas enxutos solteiros que têm um apartamento transado e nenhuma barriga de chopp!"

Ah! Percebe-se sem dar !!

Ainda fui ao supermercado conferir onde fica e como se mostra esse tipo de produto na loja. Pois não é que nas embalagens de comida para gatos só tem mulheres! Mulheres com seus gatinhos no colo e fazendo carinho no bichinho.

No final das contas, tenho a nítida impressão de que a figura masculina da campanha não tem culpa nenhuma.

O problema é de quem fez a campanha.

Ou meu.

2 comentários:

Felipe Braga disse...

Cara, eu vi a propaganda e achei estranho. Mas você foi além.

Sempre mordaz. (e engraçado, mesmo quando não tenta sê-lo) hehe

Abraço.

Anônimo disse...

Belíssima observação. Aliás, quando você comentou isso na sala de aula no Gabarito de São Gonçalo foi hilário. Mas tenho que concordar com tudo que você disse, essa propaganda não tem sentido nenhum mesmo! Mandou bem, abraços.

P.S.: só pra constar, passei pra UFRJ, em Nanotecnologia.