terça-feira, 21 de setembro de 2010

Passos de tartaruga - Redação para o MPU

( Não fiquei satisfeito com o meu texto, mas está aqui para matar a curiosidade dos meus , agora 3, leitores. Sabe como é: "casa de ferreiro, espeto de pau"! Mas, na minha humilde opinião, ao menos o texto está tecnicamente bem estruturado. Era o mínimo que se esperava de mim. O tema foi "A importância do planejamento para o sucesso da Copa de 2014". Havia um limite de 30 linhas. Abraços! )



A Copa do Mundo de 2014 será um enorme sucesso sem dúvidas, assim como foram todas as outras nas mais variadas sedes. O grande questionamento que se faz é quanto o Brasil sairá ganhando ou perdendo após o apito final do torneio. Agora o país do jeitinho vai ter que aprender a planejar, organizar, e ter responsabilidade com o dinheiro empregado na criação da sede de uma Copa.

Antes de tudo, é preciso esclarecer a diferença entre o desejo de uma organização competente e a possibilidade do sucesso ou fracasso de uma Copa no Brasil. Bem sucedido o torneio será, como foi em países muito mais problemáticos como o Chile em 1962, ou mesmo a África do Sul em 2010. Nesses casos, como em outros, a Copa da FIFA foi um sucesso, mas as nações anfitriãs não colheram os frutos, mantendo, em muitos aspectos, as características de países pobres que são. Esse, sim, será o fracasso brasileiro, muito maior do que a desorganização de agora.

Em qualquer atividade, o planejamento é essencial para se alcançar resultados eficientes. Quando se trata de um projeto da magnitude de uma Copa do Mundo, isso se torna mais importante. É preciso que haja uma mudança da postura por parte dos dirigentes, políticos, empresários que estão à frente da organização de cada estado sede para que se alcance eficiência. O problema está na falta de tradição de eficiência administrativa no Brasil, mas esse evento da FIFA pode ser o marco inicial de uma nova postura.

Enfim, do mesmo modo que não se pode cantar vitória antes do fim, não se pode condenar ao fracasso o Brasil por antecipação. O país tem quatro anos para mudar séculos de tradição em corrupção, desonestidade e incompetência administrativa. Será um processo difícil, mas a tartaruga partiu depois da lebre e venceu no final.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como alguém pode dar a tarefa de uma redação nas mãos de um professor de redação? (é pra soar repetitivo mesmo). Como vai ser feita a avaliação eu não sei, mas que dá pra tirar dez numa prova do meu nível acho que dá.
E parabéns pelo terceiro leitor do seu blog (nem faço idéia de quem seja).

Abraços.

Kaline disse...

Concordo com o Andrei. Mas sobre o texto, também, concordo com o ponto de vista abordado. Não dá pra antecipar conclusões sem antes tentar.

Abraço!

Felipe Braga disse...

É verdade, Alexandre.

E é muito importante que o planejamento comece desde já. E espero também que crie oportunidades em outros campos.

Na verdade, o Brasil já está crescendo, né? A Copa, se bem sucedida, será a afirmação.

Muito bom ler a redação do cara que me ensinou a escrever. É bom para tornar o Mestre mais humano. hehe

Muito bom.

Abraço.

Unknown disse...

Gostei da sua redação, meu estimado professor de redação...

De fato, é necessário o planejamento, mas bem... o nosso país é um tanto desplanejado... então..

Não vamos tirar conclusões antes da hora. Qualquer faz como o pan.
Um monte do obra inútil, bonita, algumas até já foram derrubadas, que ficam pela cidade como uma cicatriz em nosso corpo...

Abraços!