segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Teoria do Mico-Leão-Dourado !!

AH !! Esse texto é um presente de férias para os meus 3 leitores assíduos.

A teoria do Mico-leão-dourado já foi compartilhada com muitos, mas eu sempre devi um texto que registrasse essa ideia para a posteridade.

Aconteceu num dia normal de trabalho no ano de 2009, se não me engano. Logo pela manhã, saí para dar a aula de redação num curso particular de Niterói e a Ponte estava engarrafada. A causa do engarrafamento foi um protesto feito pelo Greenpeace que estendeu uma faixa com palavras de ordem na grade do vão central da Ponte, parando o transito que já é ruim toda manhã.

Cheguei no curso revoltado com aquilo e fui para sala de aula trabalhar um tema passado pelo ENEM do ano anterior. Eu nem lembrava qual era o tema, só vi quando estava para começar a falar. Mas quando li que era sobre preservação do meio ambiente, subiu uma indignação natural e não segurei minhas opiniões. Boa parte da turma era composta por candidatos ao curso de veterinária e isso quase me custou o emprego no curso. Ainda bem que meus chefes me conhecem bem e ainda valorizam meu trabalho.

A teoria é a seguinte:

O Mico-leão-dourado não serve para nada e não há motivo algum para preservar uma criatura como essa. Não faz a menor diferença para a humanidade ter um bicho desses existindo ou não. Portanto, não há motivo para se gastar dinheiro público ou privado com campanhas de preservação de um animal que não serve para nada! Que se gaste com coisas mais importantes.

Pensem comigo: o mico-leão-dourado é predador natural de alguma espécie que vai proliferar demais e desequilibrar o meio ambiente? Não !

Ele é comida de algum predador natural que vai morrer de fome se ele desaparecer da face da Terra ? Não!

Ele come frutinhas! E essas frutinhas vão desequilibrar o meio ambiente? Não!

Ele não serve nem para fazer casacos, pois teríamos que matar vários deles para fazer um único casaco e acho que nem existem micos-leões-dourados suficientes assim!

Fui questionado por muitas pessoas sobre o fato de eu não achar ruim que meu filho não veja um mico-leão-dourado vivo no planeta. Eu respondo: você aí já viu algum ? Se já, parabéns. Fez diferença na sua vida? Que bom... Na minha não faz a menor diferença isso!

Aliás, eu nunca vi um Tiranossauro vivo no planeta e nunca fez a menor diferença na minha vida!
Empalhem um mico-leão- dourado e ponham num museu e meu filho vai ver. Meu filho vai crescer num mundo em que muito do que vi só vai existir no museu de cera. O Michael Jackson só se vê agora no museu de cera, ué! Vai fazer diferença para ele?

Entendo que certos animais tenham sua importância no equilíbrio ambiental e, então, sim, seja importante consciência com sua preservação. Mas certos tipos não! Paciência! Pra quê gastar dinheiro com isso?! Tanta coisa mais importante no mundo para se fazer!

Além disso, ainda falei mal do Greenpeace, claro! Cambada de playboys gringos que não sabem mais o que fazer com o dinheiro que têm e ficam viajando o mundo para atrapalhar a vida dos cidadãos normais. Já viram algum pai de família assalariado entrar pro Greenpeace? Já viram um pobre de São Gonçalo que tem que pegar condução de manhã para ir pro trabalho se preocupando com a baleia jubarte? Uma baleia dessas morta alimenta muita gente!

Outros bichos podem entrar nessa lista sem problemas. Nada pessoal contra o mico!

O que importa também é que não perdi o emprego por causa desse mico!

2 comentários:

Anônimo disse...

Outra teoria que vem bem a calhar. Realmente, não tem sentido ver esses caras defendendo animais em vez de defender os animais mais importantes, tipo o Homo sapiens.

Felipe Braga disse...

hehehe
Adorei! Ainda mais se pesquisar as origens desse tal Greenpeace. Bando de filhinhos de papai sustentados pelos Estados Unidos.
E ainda, pra parecerem politizadas, várias pessoas participam da comunidade dessa merda no orkut. Não sabem nem o que estão defendendo.

Ah, passei pra UERJ, na FFP. Letras - Português e Literaturas. Quero ser igual a você. hehehe

Abraço.