quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amor é muito mais do que isso...

Três formas de amar são a essência de uma relação saudável e duradoura. Respeito, admiração e companheirismo.
Há várias maneiras de uma pessoa te desrespeitar, mesmo que te ame. O julgo comum só pensa na traição como falta de respeito, mas muitas outras formas de desrespeito podem acabar com uma relação.
O outro nem sempre está disposto a nos aceitar com nossos defeitos, querem nos moldar, controlar, dizer como devemos agir e nos diminuir para obter a coisa que mais desejam na relação: ficar acima do outro, ficar em cima do outro, por cima do outro ( sem conotação sexual, por favor).
Salve o erro do cônjuge oprimido! Dá ao opressor a oportunidade de dizer: "você não sabe o que faz!" ou "se não fosse eu, você não seria nada!" etc.
A acusação é o câncer de uma relação. Poucos são fortes o suficiente para perdoar sem cobrar caro pelo perdão.
Não saber aceitar o outro é falta de respeito. Querer estar sempre com a razão é falta de respeito. Não saber pedir desculpas é falta de respeito. Não ter paciência com o erro do outro é falta de respeito. Acusar o outro por todos os problemas da relação é falta de respeito. Tudo isso, principalmente, quando se trata de um acusador que peca tanto ou mais do que o acusado.
Não admirar o seu amor também leva ao fim da relação. Nós somos seres que são seduzidos por diferentes características do outro. Mas depois de um tempo, precisamos olhar para quem está ao nosso lado e pensar: "essa pessoa eu admiro" ou "meu amor é admirável". Isso nos faz sentir orgulho até de nós mesmos por termos essa pessoa ao nosso lado. Para isso é preciso também ter um olhar de admiração por menos que o outro seja ou faça. Se não valorizamos o que temos, os outros também não vão dar valor e acabamos por desejar outra coisa que julgamos mais valiosa.
E, por fim e não menos importante, o companheirismo é que vai fazer com que duas pessoas consigam se manter durante muito tempo juntas numa relação. Homens e mulheres precisam de algo que os unam e que não sejam apenas os problemas da relação. Prazeres e diversões, gostos em comum vão determinar a saúde de uma relação.
Respeite e serás amado por isso.
Admire e serás amado por isso.
Compartilhe e serás amado por isso.
Só uma das três coisas não basta! Ou o pacote vem completo ou o amor morre.
E lembrem-se o amor morre.
Respeito, admiração e companheirismo juntos permanecem para sempre.

P.s.: Aos meus dois leitores, aviso que estou quase perdendo a paciência e escrevendo aqui o que muita gente merece ler... Mas me reservo o direito de ser melhor do que outras pessoas e respeitar apesar de não mais admirar, compartilhar e amar. Abraços!!

3 comentários:

Felipe Braga disse...

Concordo. Acho muito importante também o aprendizado. E pra somar é preciso ter cumplicidade na relação.

Abraço!

piranhacamuflada disse...

a cada relação q tenho eu vejo q menos sei sobre amor e o KCT...faltei essa aula, fiquei repetindo a aula sobre paixões e me ferrei! bom q esta de volta amigo!

bjo.

Tayuana Souza disse...

Obs: Comentário.
As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabe sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade